Levantamentos hidrográficos são o ponto de partida para projetos hidroviários de um porto ou uma região, enquanto que os levantamentos geofísicos permitem o mapeamento do solo oceânico para escolha de rota de dutos, cabos e demais instalações submarinas.

A pesquisa geofísica envolve o uso de métodos acústicos e magnéticos para aquisição de uma grande quantidade de dados que, uma vez processados, permitem identificar o relevo oceânico; obstruções no solo e no subsolo oceânico; características do embasamento marinho; geometria do subfundo marinho; e também qualquer risco geológico (geohazards) ou causado pelo ser humano que possa interferir na navegação e demais projetos de engenharia.

Há mais de 40 anos, a Gardline atua na área de serviços de hidrografia, geologia e geofísica marinha. Operando uma das maiores frotas de navios de pesquisa do mundo e também mobilizando embarcações de oportunidade, a empresa possui experiência global, conhecimento e os recursos necessários para a realização destes levantamentos em reservatórios, ambientes estuarinos, costeiros ou oceânicos.

A Gardline é proprietária e opera todas as suas embarcações, cuidando diretamente da contratação de toda a equipe, seguindo um padrão de serviços consistente, eficiente, seguro e de alta qualidade que resulta em relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Sempre que necessário, a Gardline recorre a parcerias estabelecidas com outras companhias do Grupo Gardline ou com empresas afiliadas.

No Brasil desde 2009, a Gardline vem executando serviços de planejamento, aquisição, processamento e interpretação de dados para empresas de petróleo, telecomunicações e portos.

Para a execução dos serviços hidrográficos e geofísicos, a Gardline dispõe tanto de embarcações da frota quanto um amplo parque de equipamentos de ultima geração que podem ser mobilizados em embarcações de oportunidade.

  • Sistemas Batimétricos Multifeixe (Multibeam Echo Sounder) para águas rasas, intermediárias, profundas e ultra-profundas.
  • Sísmica 2D e 3D Multicanal (High Resolution & Ultra High Resolution).
  • Air gun de 10 -1,980 cu in.
  • Fontes Sísmicas de alta capacidade: 1-5 KJ.
  • Sonar de Varredura Lateral (Side Scan Sonar) de 100khz – 1600 khz.
  • Magnetômetro e Gradiômetro.
  • Sistemas de navegação de superfície e submarina.
  • Sistemas de aquisição e de armazenamento de dados.
  • Sistemas de interpretação, de processamento e de relatório a bordo.